Quem sou eu

Minha foto
Nutricionista. Apaixonada pela Ciência da Nutrição.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Armadilhas da Dieta

Manter uma alimentação saudável e balanceada não é uma tarefa fácil, mas com disciplina e alguns cuidados pode se tornar mais agradável.
Um erro muito comum entre a população é tentar adotar o regime alimentar de outra pessoa.
Dieta é individual. Todas as pessoas possuem necessidades nutricionais diferentes e as dietas são elaboradas para atender as necessidades nutricionais e psicológicas de cada paciente.
            O conhecimento popular também afeta consideravelmente a qualidade da alimentação. Dietas e alimentos da moda, são consumidos em quantidades exageradas e quase nunca atendem as recomendações dietéticas.
            Ao comprar uma revista com uma dieta indicada para perda de peso, as pessoas devem levar em consideração para quem, quando e como foi elaborada essa indicação. Não adianta tentar seguir a risca um cardápio sem conhecer os alimentos presentes e a maneira correta de prepará-los.
            Uma orientação impressa nunca conseguirá substituir o trabalho de um profissional qualificado.
Procurando perder peso é muito comum a substituição de alguma refeição por barrinhas de cereal, ração humana e shakes. Esse procedimento não é de todo errado, mas quantas pessoas possuem o habito de ler o rotulo nutricional desses produtos? Como garantir que a ingestão de calorias e nutrientes está correta para alcançar o objetivo de cada pessoa?
A maioria das dietas se tornam famosas por prometerem rápida perda de peso, mas podem representar risco a saúde e comprometimento da qualidade de vida. Procure não seguir dietas restritivas, elas tendem a eliminar grupos alimentares importantes para o bom funcionamento do organismo, e podem ocasionar o famoso efeito sanfona.
A base da alimentação está no equilíbrio. Procure realizar uma reeducação alimentar, aprender a fazer escolhas conscientes e não depender unicamente de uma lista de alimentos para selecionar o seu cardápio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário